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Monumento a Conversa

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O projeto representa uma peça que se ergue do solo, em concreto armado, com ângulo obtuso. Nela é posicionado um mapa de Águas de Lindóia ao centro, representando um ponto de discussão, observação e apreciação diante dele. Remete-se ao conceito de uma prancheta de um arquiteto que desenha e planeja a cidade perante a um mapa. Diante desta peça monumental e do mapa três esculturas são posicionadas, elas representam os arquitetos que contribuíram para Águas de Lindóia na década 1950. O projeto simboliza uma conversa entre eles planejando o futuro do território e os importantes projetos que conceberiam para a localidade. Ao centro Oswaldo Arthur Bratke, que projetou o Balneário Municipal da cidade, a direita dele, Luis Saia, arquiteto que lançou um olhar para o futuro da estância e contribuiu para o planejamento urbano com o Plano de 1956, e, a esquerda de Oswaldo Bratke, Roberto Burle Marx que concebeu o paisagismo do Balneário Municipal e projetou a Praça Adhemar de Barros.

O conceito

O Monumento “A Conversa” foi concebido para retratar anos marcante da cidade de Águas de Lindóia, os anos cinquenta. Nesta época a cidade teve seu desenvolvimento urbano fortemente intensificado, tanto pela iniciativa privada, quanto pública, principalmente pelo trabalho de três fundamentais arquitetos no território em tela, Oswaldo Arthur Bratke, Roberto Burle Marx e Luis Saia. Grandes projetos que eles conceberam se consolidaram como áreas públicas de enorme importância para a cidade até os dias de hoje. As contribuições destes arquitetos iniciaram-se no município logo após sua emancipação política administrativa em 1954. Momento crucial para a cidade. Naquela década existiam duas opções: fazer o que as outras cidades faziam, ou planejar o território. O poder público escolheu a segunda opção e ao invés de nos tornar uma cidade comum com crescimento desordenado, pela atuação destes três arquitetos juntos a administração da época, nos transformamos em uma cidade modelo de urbanismo e integração entre constructo e natureza. Setenta anos depois estamos diante de uma das cidades mais belas do mundo.

Os arquitetos

Oswaldo Bratke, foi o responsável por projetar o Balneário Municipal no coração da
cidade, onde o território nasceu com suas primeiras casas, hotéis e o antigo balneário. O projeto é o mais importante da cidade ao longo de sua recente história. Com uma Arquitetura que representa o Movimento Moderno em sua essência, até hoje atrai turistas, curistas e apreciadores desta obra de arte. Somos honrados com este projeto. A obra mais exuberante de nosso território concebida por Bratke e com a contribuição paisagista de um ícone mundial deste campo da arquitetura e urbanismo é
um grande legado daquela época.

Roberto Burle Marx é este paisagista que atuou em Águas de Lindóia. Considerado por muitos o maior de seu tempo. Seus traços paisagísticos no balneário foram o início, mas não o fim de sua contribuição para o município. Posteriormente, concebeu o projeto para o Parque Balneário da cidade, planejado pelo arquiteto Luis Saia e que explicaremos no próximo parágrafo. Neste parque, o projeto da Praça Adhemar de Barros se destaca e foi materializado pelo poder público anos depois, com a finalização da obra na década de 1970. Trata-se de uma praça-parque que caracterizasse pela sinuosidade marcante do paisagista com grande dimensão territorial. Localizada em meio a arquitetura monumental de grandiosos edifícios ao redor das montanhas e da natureza, proporciona um local de permanência, convívio e apreciação da paisagem.

Luis Saia, arquiteto e importante planejador urbano daquele tempo, foi responsável por realizar o Plano de 1956 e organizar o território para o desenvolvimento urbano da estância. Seu projeto urbano manteve as vias junto a topografia sem agredi-la, acompanhando o relevo montanhoso existente. No plano propôs o “Parque Balneário”, com o resguardo de uma extensa área para a execução deste grande parque urbano. Área que se consolidou futuramente e hoje é um dos maiores
legados que deixamos para o urbanismo do país. Esta mancha urbana abrange desde a Praça Vicente Rizzo e segue até o Lago do Cavalinho Branco. Nele se localizam o Balneário de Bratke e a Praça Adhemar de Barros de Marx, entre outros espaços, como Bosque Zequinha de Abreu e o Espaço Burle Marx. Podemos dizer que é um dos maiores parques urbanos em meio ao constructo que existem em proporção e tamanho, ocupando aproximadamente um terço (1/3) do vale principal da cidade. Águas de Lindóia não seria a mesma sem a contribuição destes três arquitetos.

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