O projeto foi pensado para se remeter ao tempo. A vida passa com os anos, mas os carros antigos continuam na nossa memória. Águas de Lindóia representa este tempo antigo, com seus exuberantes hotéis, arquitetura moderna em sua essência, seu planejamento urbano sinuoso e respeitando a topografia e sua paisagem, com matas preservadas em meio ao constructo. Fatores que remetem a uma cidade atípica, linda, histórica e que respeita suas tradições. Portanto, a escultura deveria lembrar o tempo, os andamentos dos anos, a evolução e mostrar todo o valor do carro antigo. Dessa forma enquadramos o objeto principal em um círculo perfeito em altura generosa e visível de todas as posições. A peça executa um movimento de giro por um eixo central dentro de outro círculo perfeito.
O conceito
Águas de Lindóia está intimamente relacionada com o Carro Antigo. Além de ser a Capital
Termal do Brasil, a cidade anualmente promove o maior evento de carros antigos da América Latina. Desde criança acostumei a acompanhar e passear pela Praça Adhemar de Barros admirado pelos carros antigos oriundos de todo país para sua apresentação diante dos turistas e da população. Durante a faculdade de Arquitetura em Campinas quando comentava sobre Águas de Lindóia com os meus amigos, ou mencionava que minha família era da cidade, todos me perguntavam a mesma coisa: “Águas de Lindóia? Onde tem o carro antigo? ”, ou “A cidade dos carros antigos? Já fui para lá”.
Portanto, além da sua magnifica história através da água medicinal, do tratamento e do nosso Balneário. O município tem entranhado em seu coração o Carro Antigo com um vínculo de paixão para com este evento e o que ele representa para a cidade.
Comentários